Cartão Reforma – Guia Completo
Ninguém merece parede manchada, rachadura ou portas rangendo, não é? Por isso que você pode contar com o Cartão Reforma.
Dessa vez o Governo Federal acertou! Com o programa que ajuda nos reparos em casa, as famílias brasileiras conseguem melhores condições de vida. Você já pensou o que vai consertar na sua casa?
Os principais pontos que o Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida contemplam são:
- A compra de materiais para construção.
- Reformas e reparos.
- Assistência técnica especializada de profissionais da construção civil.
Dá para pintar, construir muro, trocar janelas e deixar seu cantinho com a sua cara. Sem falar que faz bem para saúde, pois dá para consertar infiltrações e retirar o mofo.
Apesar do programa custear todos os itens necessários para que a obra aconteça, a responsabilidade é do morador. Ele quem vai ter que ver os custos dos equipamentos, mão de obra e ferramentas para a obra.
Na leitura de hoje você vai conhecer comigo o Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida. Ele é um grande passo na conquista da casa dos sonhos de muitos brasileiros e em breve vai ser o seu.
Como funciona o Cartão Reforma?
Certeza que você já deve ter pensado em terminar aquela reforma, consertar encanamentos ou pôr um box no banheiro. Realmente, dependendo da situação, é difícil concluir a casa ou liberar mais espaço nos cômodos .
Como nem sempre realizar esses desejo é tarefa simples. A gente precisa ter uma carta na manga para pagar a reforma e concluir tudo prazo. Já que não dá para viver com cheiro de tinta e latas pela casa.
Não se acostume com a falta de infraestrutura! Para que você tenha conforto e consiga ter qualidade de vida existe o Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida. Agora, você só vai continuar em más condições se quiser.
Essa iniciativa fez muitas pessoas atingirem o sonhado desejo de ter um lar bonito e aconchegante. Mas e você, o que está esperando para dar conforto a sua família?
O programa prevê que o cartão seja usado para diversos tipos de serviços, como:
- Soluções inteligentes destinadas ao esgoto.
- Conclusões de residências cuja obra foi iniciada, sem que o proprietário conseguisse concluí-las.
- Construção de quartos.
- Reforma completa do telhado.
- Construção do primeiro banheiro da residência.
Cartão Reforma: Quais os requisitos para participar?
Cada cidade precisa solicitar ser participante do programa e o Governo Federal precisa aprovar a requisição. Fica tranquilo que eu vou te explicar como funciona cada etapa desse processo.
O Ministério das Cidades lança um edital no qual os municípios interessados devem apresentar suas propostas. O edital é publicado diretamente no Diário Oficial da União e todos os interessados podem ter acesso a ele sem nenhuma burocracia.
Para ser aprovado, é necessário considerar os limites financeiros de cada cidade e o déficit de dos componentes qualitativos das residências dos respectivos municípios.
Inicialmente há preenchimento de um formulário eletrônico que solicita todos os dados do município. A segunda etapa consiste em apresentar a definição das áreas que o programa beneficiará.
As cidades precisam atender a alguns critérios referente a área de atuação, beneficiários que pretende atender e o perfil dos imóveis que serão contemplados e demais procedimentos previstos.
Depois disso o Governo Federal dá o veredito se a cidade vai participar do programa Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida. A seleção ocorre anualmente e todos os municípios interessados podem se inscrever.
Entendeu? Restou alguma dúvida? Deixe nos comentários.
Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida: como os lojistas participam?
Como o objetivo do Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida é construir, reformar e concluir imóveis habitacionais, é necessário contratar fornecedores para que essas obras sejam possíveis.
Nem todas de lojas especializadas em materiais para construção podem participar. É necessário um processo para selecionar a os lojistas responsáveis pelo fornecimento dos materiais utilizados na obra.
Para participar da seleção o lojista precisa atender a alguns requisitos básicos. Você vai ver cada um deles a seguir.
Quais os requisitos para os lojistas participarem?
Para ser selecionado, o estabelecimento precisa:
- Estar devidamente tere CNPJ regular.
- Constar no CNPJ a atividade econômica pertencente ao Grupo Varejista de Material para Construção.
- Ser ativo no mercado há mais de um ano na mesma atividade econômica.
- Ter conta na Caixa Econômica Federal.
- Ser pessoa jurídica sendo que é vetada a participação de pessoa física.
- O ramo de atividade não poder ter sido alterado nos últimos 12 meses que antecedem o processo seletivo.
Os responsáveis pelas empresas que desejam participar, devem preencher cadastro online. Ele pode ser encontrado no site do Cartão Reforma e se existirem filiais, um cadastro deve ser feito para cada uma delas.
Os dados informados precisam ser corretos e em conformidade com as informações jurídicas da empresa. Se a empresa atender a todos os requisitos e apresentar as informações verdadeiras, estará apta a realizar vendas e receber receitas vindas do programa Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida.
Cartão Reforma: posso participar?
Agora que você já sabe como a sua cidade pode participar do programa é a hora de conhecer o guia completo do Cartão Reforma Minha Casa Minha Vida.
Assim como no caso dos municípios, você também precisa atender a requisitos básicos para participar do programa.
Leia atentamente cada um deles para se certificar de que está em conformidade:
- A renda bruta familiar tem que ser no máximo R$ 2.811,00, somando todos rendimentos da sua casa.
- O interessado pode possuir apenas um único imóvel.
- Ser maior de 18 anos.
- As ferramentas, mão de obra e equipamentos necessários para a realização da obra deve ser apresentadas pela pessoa interessada.
- Ter celular para receber mensagens SMS.
Se estiver em dúvida sobre quais imóveis não são aceitos, listamos eles aqui:
- Famílias que residam em imóveis alugados, cedidos ou que não sejam de sua propriedade.
- Imóveis comerciais.
- Imóveis em situação de extrema precariedade, como residências de madeira aproveitada, de palha ou ainda de taipa sem qualquer revestimento.
- Residências em conflito fundiário.
- Imóveis em áreas de risco.
Mais uma vez, sua cidade precisa estar participando e você dentro dos requisitos, então já pode participar.
Como me inscrever no programa?
Para isso é preciso ir até a prefeitura municipal da sua cidade e solicitar a sua inscrição.
A lista completa com os documentos necessários a serem entregues é:
- Identidade.
- CPF.
- Comprovante de Residência.
- Comprovante de Renda Atualizado.
- Documentos da garantia, se for o caso.
- Comprovante de propriedade do imóvel.
- No caso de imóvel de terceiros, basta uma declaração de ciência, assinada e com firma reconhecida, do proprietário do imóvel a ser reformado, além do comprovante da propriedade.
Entre aqui e veja as informações no site da Caixa.
Agora que já leu nosso guia completo do Cartão Reforma já sabe como adquirir o seu. Aproveite e deixe a sua casa com a sua cara!
Deixe uma resposta