Cartão Reforma – Guia Completo

Compartilhar é se importar!

Se você tem interesse em melhorar as condições físicas da sua residência te apresentarei o Cartão Reforma guia completo que é um programa que pode transformar esse sonho em realidade.

O programa acontece por intermédio do Governo Federal. Seu maior e principal objetivo é aumentar a qualidade de vida de famílias de baixa renda.

Dessa forma são concedidos subsídios para os seguintes itens:

  • A compra de matérias para construção;
  • Reforma;
  • Total assistência técnica especializada de profissionais da construção civil.

Assim sendo, a pessoa contemplada pelo programa poderá fazer em sua residência, além das reformas, ampliações e conclusões.

O programa custeia todos os itens necessários para que a obra aconteça. No entanto deixa sob a responsabilidade do morador os custos dos equipamentos, mão de obra e ferramentas para a obra.

Nesse sentido, te oferecemos o  Cartão Reforma guia completo para que você possa conhecer todos os detalhes desse que é um passo para uma grande conquista dos brasileiros.

 Como funciona o Cartão Reforma Guia completo?

Com toda a certeza você já deve ter pensado em terminar aquela reforma. Realmente é muito difícil concluir ou expandir a casa e liberar mais espaço nos cômodos dependendo da situação.

Infelizmente nem sempre realizar esses desejos são tarefas simples. Pois como sabemos uma reforma custa caro e demanda investimentos a longo prazo.

Desse modo muitas pessoas acabam se acostumando com a falta de estrutura e desconforto de suas residências e deixam de lado a vontade de melhorar as condições de seu lar.

Com o propósito de mudar essa realidade e permitir que milhares de pessoas possam enfim terminar suas habitações, o Governo Federal criou o programa Cartão Reforma.

Através dessa iniciativa muitas pessoas puderam atingir o tão sonhado desejo e hoje vivem muito melhor e com mais conforto para si e suas famílias.

Os serviços prestados contemplam primordialmente os seguintes itens:

  • Soluções inteligentes destinadas ao esgoto;
  • Conclusões de residências cuja obra foi iniciada, mas que o proprietário não conseguiu termina-la;
  • Construção de quartos;
  • Reforma completa do telhado;
  • Construção e elaboração do primeiro banheiro da residência.

Como você deve ter percebido, esses itens de fato somam benefícios para as famílias e resultam em melhores condições de vida para os brasileiros.

Quais os pré requisitos para as cidades participarem do Cartão Reforma?

Para que o programa aconteça em seu município, é necessário que as cidades solicitem a sua inscrição e que o governo aprove.

Para te explicar como funciona isso, descreveremos todas as etapas desse inegavelmente importante processo.

Assim sendo, todos os anos o Ministério das Cidades lança um edital onde os municípios interessados devem apresentar suas propostas através de um processo seletivo.

O edital é publicado diretamente no Diário Oficial e todos os interessados podem ter acesso a ele sem nenhuma burocracia.

Para ser aprovado, é necessário considerar os limites financeiros de cada cidade e o déficit de dos componentes qualitativos das residências dos respectivos municípios.

Esses itens são primordiais para que a cidade seja eventualmente selecionada.

Os tramites para participar do processo de seleção ocorrem, inicialmente por meio do preenchimento de um formulário eletrônico que solicitados todos os dados do município.

A segunda etapa consiste em apresentar a definição das áreas onde o programa irá beneficiar.

As cidades precisam ainda atender a alguns critérios referente a área de atuação, beneficiários que pretende atender e o perfil dos imóveis que serão contemplados com as reformas e demais procedimentos previstos.

Após prestar todas as informações necessárias, o Ministério avalia uma a uma e dá o seu parecer favorável ou desfavorável quanto a participação do município.

A seleção ocorre anualmente e todos os municípios interessados podem se inscrever.

 Como os lojistas participam do Cartão Reforma?

Considerando que a finalidade do Cartão Reforma é construir, reformar e concluir imóveis habitacionais, é necessário contratar fornecedores para que essas obras sejam possíveis.

Posto que existem milhares de lojas especializadas em materiais para construção, é necessário um processo para selecionar aquelas que serão os lojistas responsáveis pelo fornecimento dos itens utilizados na obra.

Para participar da seleção o lojista precisa atender a alguns requisitos básicos. Com o propósito de que você possa conhece-los, os apresentaremos detalhadamente a seguir.

Quais os requisitos para os lojistas participarem?

O estabelecimento comercial necessita atender aos seguintes detrimentos:

  • Estar devidamente cadastrado e regular no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) da Receita Federal;
  • Constar no CNPJ a atividade econômica pertencente ao Grupo Varejista de Material para Construção. É vetada a participação de outro tipo de comercio;
  • Estar ativo no mercado a mais de um ano na mesma atividade econômica;
  • Ter conta na Caixa Econômica Federal;
  • Ser pessoa jurídica sendo que é vetada a participação de pessoa física;
  • O ramo de atividade não poder ter sido alterado nos últimos 12 meses que antecedem o processo seletivo.

Os responsáveis pelas empresas que desejam participar, devem preencher cadastro on line. Este pode ser encontrado no site do Cartão Reforma e se existirem filiais, um cadastro deve ser feito para cada uma delas.

Os dados informados precisam estar absolutamente corretos e em conformidade com as informações jurídicas da empresa.

Se a empresa atender a todos os requisitos e apresentar as informações corretas, esta estará apta para realizar vendas e receber receitas vindas do programa Cartão Reforma.

Posso ser atendimento pelo Cartão Reforma?

Agora que você já conhece como a sua cidade pode concorrer a participar do programa é a hora de conhecer o guia completo Cartão Reforma.

Essas informações explicarão exatamente o que é preciso para que você seja contemplado com os subsídios.

Assim como no caso dos municípios, você também precisa atender a alguns requisitos básicos para ser atendido pelo programa.

Leia atentamente cada um deles para se certificar de que os atende:

  • A renda bruta familiar pode atingir no máximo R$ 2811,00, ou seja, somando todos rendimentos da sua casa, o valor total não pode ultrapassar essa quantia;
  • Necessariamente o interessado pode possuir apenas um único imóvel;
  • A idade deve ser maior do que 18 anos;
  • As ferramentas, mão de obra e equipamentos necessários para a realização da obra deve ser apresentadas pela pessoa interessada;
  • Ter a disposição um celular com a função de receber mensagens SMS.

Antes de solicitar o benefício é preciso constatar se atende a esses parâmetros posto que infelizmente não podem ser atendidos pelos programas pessoas com o seguinte perfil:

  • Famílias que residam em imóveis alugados, cedidos ou que não sejam de sua propriedade;
  • Não são atendidos pelo programa imóveis comerciais;
  • Não são atendidos imóveis em situação de extrema precariedade. Exemplos é o caso de residências de madeira aproveitada, de palha ou ainda de taipa sem qualquer revestimento;
  • Residências em conflito fundiário estão impedidos de participar;
  • Imóveis em áreas de risco.

Primeiramente é preciso verificar se a sua cidade está participando do programa. Em segundo lugar vale conferir se você atende a todos os requisitos necessários. E então é hora de se candidatar.

Como me inscrever no programa?

Para isso é preciso ir até a prefeitura municipal da sua cidade e solicitar a sua inscrição.

A lista completa com os documentos necessários a serem entregues está disponível no site oficial do programa. Este pode ser acessado na integra a qualquer momento.

Entre eles estão documentos de identificação, número do NIS, comprovantes de rendimentos e outros.

O guia completo Cartão Reforma possui informações para você conhecer esse benefício e possa pleitear contemplação assim como milhares de brasileiros que já foram beneficiados.

Compartilhar é se importar!

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *